domingo, 4 de julho de 2010

Algas Marinhas, Fonte de Saúde!


Não há ou talvez haja poucos alimentos ricos em vitaminas, minerais e micronutrientes como as algas. Dentre esses micronutrientes estão os oligo-elementos. Os oligo-elementos apesar de traços ínfimos, presentes em certas substâncias minerais não podem ser negligenciados por um organismo saudável. Elementos tais como o ouro, a prata, a platina, o rubídio, o níquel, o boro, podem soar estranhos como participantes do nosso corpo, mas na verdade tem função imprescindível dentro de nós. São ingeridos de forma natural, pois estão presentes no sal marinho não refinado, e em muitos produtos alimentares de origem vegetal e algas.


Em nenhum outro alimento, porém, se conhece uma congragação tão intensa de todos os mais importantes macro e micro elementos minerais. A maioria das algas contem bastane iodo, mas até que a água do mar. A composição química varia segundo a espécie, o grau de maturidade, o local da recolha e as estações do ano. Dentre as várias vitaminas como A, B1, B2, B6, B12, C, D, E, K, PP. Algumas algas contem vitamina B12 em quantidades comparáveis às encontradas ao fígado bovino, e vitamina E em quantidades semelhantes as encontradas no gérmem de trigo. Apesar de conterem vitaminas e minerais como carro chefe dos nutrientes em abundancia, algas podem contem boas quantidades de componentes proteicos, lipídicos e glicídicos.



Dentre as espécies de algas mais consumidas no mundo está a Porphyra tenera, conhecida como alga Nori, amplamente utilizada na culinária japonesa e difundida culturalmente pelos imigrantes japoneses no Brasil. Essa alga fica preta ou roxa escura quando seca. É utilizada como guarnição , em sushis ( enrolada em croquetes de arroz acidulado), ou cozinhada em água com tamari e usada como condimento. Nesse último caso, basta passar uma folha várias vezes sobre uma chama, até atingir uma cor esverdeada, e triturá-la depois entre os dedos; em seguida é utilizada para polvilhar sopas e demais pratos. Possui, em particular, elevado teor de cobalto e vitamina B12. Na costa atlântica européia recolhe-se uma espécie vizinha, a Porphyra umbilicalis. Ambas apresentam altos índices protéicos e vitaminas A, B1, B2, B12 e C. São diuréticas (promovendo a eliminação de toxinas), estimulantes da digestão e ativadoras da circulação sanguínea.
Fontes:

2 comentários:

  1. Oi Gente
    Me deu até vontade de comer....
    Muito bom.
    MJ

    ResponderExcluir
  2. Sushi,sushi,sushi. Delícia. Podia rolar uma noitada de sushi na biomar em professora?

    ResponderExcluir